segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Criando seu Orçamento

Você quer uma renda complementar! Isso é interessante. Mas qual é o seu orçamento atual? Você tem alguma ideia (mesmo que remota) de quanto ganha e em que aplica o que ganha?

Para ter uma ideia de quanta renda extra seria interessante, é necessário primeiro ter uma ideia de seu orçamento atual. Anote (em um papel ou em uma planilha) todos os seus rendimentos do mês. Se for assalariado, anote o salário bruto, os descontos e o salário liquido.

Depois anote todas as suas despesas.

Na minha planilha pessoal eu começo com minhas contribuições religiosas. Depois eu coloco campos para os cartões de crédito e vou adicionando as despesas feitas nos cartões nas planilhas dos meses seguintes (no vencimento de cada cartão). Assim eu já tenho noção que aquela parte do salário já está comprometida com o pagamento integral do cartão de crédito.

Coloco também em minha planilha as despesas normais com água, energia elétrica (luz), gás (se for encanado), telefone (fixo, celulares, etc.), internet, moradia, transporte (prestação do carro, seguros e emplacamentos, pois os combustíveis já estão na fatura dos cartões), prestações e carnês (que não forem incluídos nas faturas dos cartões de crédito), fundo de previdência privada e outras contribuições (aniversários, etc.).

E um dos itens mais importantes (possivelmente segundo lugar em importância já que as contribuições religiosas devem ficar em primeiro lugar) é a quantia para colocar em poupança. Uma pequena reserva para uso futuro. Minha sugestão é que este valor seja pelo menos uns 10% de sua renda.

Por último eu coloco linhas com os somatórios de renda e de despesas e a diferença entre eles. Preferencialmente os rendimentos líquidos serão maiores que a soma de suas despesas.

Minha orientação é que sempre pague o valor total dos cartões de crédito, para não diminuir o valor disponível de sua renda ainda mais com o pagamento de juros. Evite empréstimos o máximo que puder, pois os juros pagos diminuem o valor disponível de sua renda.

Estou disponibilizando uma planilha exemplo que poderá servir para aqueles que queiram começar a informatizar seu orçamento doméstico. Trata-se de uma planilha em duas páginas (que pode inicialmente ser impresso frente e verso). A primeira página contém algumas categorias sugeridas, para lhe ajudar a classificar suas finanças. A segunda página está quase tudo em branco, para você colocar os valores de seu orçamento. Se você for persistente, após alguns meses você terá um orçamento personalizado. Baixe aqui a planilha. A forma como eu utilizo a planilha é: 1) criar um arquivo para cada ano; 2) criar "tabs" (abas) para cada mês daquele ano. Para começar, copio o conteúdo do primeiro tab e colo no segundo tab, para criar o segundo mês, etc. Quando tiver terminado um ano, eu copio e edito o arquivo para começar um novo ano. Isso facilita a lembrança de coisas que acontecem em um determinado mês do ano (renovação de seguros, aniversários de parentes, Impostos anuais, etc.).